Difração de raios X em farmacos

A difração de raios X por policristais (DRXP) assume muitas funções nas análises farmacêuticas. A difração de policristais é uma poderosa ferramenta no estudo de fármacos: primeiramente porque permite alta precisão nos resultados de estrutura cristalina; permite também o estudo de sistemas com mais de uma fase e conseqüentemente de diferentes polimorfos e/ou excipientes, podendo assim ser identificado à contribuição de cada fase.

O Polimorfismo é definido como a propriedade de uma substância de se cristalizar em mais de uma estrutura cristalina. Pseudo-polimorfismo se trata da oclusão de solventes na estrutura cristalina. O polimorfismo apresenta, portanto, diferenças em sua rede cristalina que podem apresentar diferentes propriedades físico-químicas.

Assim a difração de raios X é uma ferramenta adequada para o estudo de matérias-primas cristalinas e de seus polimorfos e também para a análise de medicamentos acabados onde pode-se constatar os excipientes cristalinos além da matéria-prima. A DRXP pode fornecer análise quantitativa de fases presentes na amostra.
Os trabalhos de fármacos são realizados no LABCACC que tem experiência de 6 anos de análises de fármacos e 23 anos em análises de difração de raios X e refinamento de estrutura cristalina principalmente utilizando o método de Rietveld.
Prestamos consultorias para a análise de fármacos e também cursos ou palestras sobre a técnica de difração de raios X para análise de fármacos.